O que é?

  • Experimento de ecotecnologias
  • Visita para escolas e grupos
  • Cursos e oficinas

A Casa dos Hólons atualmente presta serviços de consultoria em permacultura e bioconstrução, bem como oficinas e vivências, baseando-se em todo conhecimento experimentado no laboratório de permacultura urbana, que de 2002 à 2015, era no bairro de Campo Belo, em São Paulo. Atualmente estamos em movimento e trazendo todos os nossos registros para o ambiente online.

Para quem não visitou o imóvel, vale saber que os moradores eram pesquisadores e constantemente investigavam, pesquisavam e adaptavam ao ambiente urbano eco-tecnologias e soluções sustentáveis, aliadas com sabedoria e conhecimentos populares. Dessa forma, apresentou-se para a sociedade respostas de como diminuir, ou mesmo reverter, o impacto ambiental causado pelo nosso estilo de vida, em meio urbano, com simples práticas.

A ocupação sustentável do imóvel formava um conjunto de eco-instalações perfeita para vivências lúdicas! Tudo porque a Casa dos Hólons foi estruturada na prática do design e funcionalidades propostas pela permacultura.

A permacultura é um sistema de planejamento e design para assentamentos humanos sustentáveis, envolvendo aspectos éticos, sócio-econômicos e ambientais.

Clique para saber mais sobre a permacultura!

E MORAVA GENTE MESMO?
Sim, afinal o projeto não estaria completo sem os seus moradores-pesquisadores, que vivenciavam os desafios e os benefícios que uma casa ecológica pode representar no cotidiano. Além da responsabilidade de manter o espaço em ordem, recebiam os visitantes e facilitavam atividades práticas. Conheça histórias e assista depoimentos no Canal Hólons. Inscreva-se!

E POR QUE HÓLON?
Do grego, “totalidade”, ou a parte do todo. Em nossa interpretação, é o indivíduo operando em favor do todo, do coletivo, que pensa globalmente e atua localmente. Para nós, quando a pessoa está na “frequência” do hólon, ela está na condição oposta do ego.

Clique para conhecer cada área de pesquisa do projeto