Histórico

A Casa dos Hólons começou suas atividades em 2002, para difundir a permacultura através do exemplo e da prática. Por isso, foi escolhido como sede um imóvel em estado abandonado, que à partir de 2002 foi totalmente reformado com técnicas de bioconstrução e reuso de materiais, além de organizado nos princípios da permacultura.

Durante 13 anos (até 2015), a Casa recebeu escolas, pesquisadores, ativistas ambientais, jornalistas, artistas, autoridades e curiosos. Alguns, até chegaram a ser convidados a residir no imóvel, tornando-se moradores-pesquisadores termporários. Também houve um período que os Hólons serviu como base para escritórios de iniciativas ativistas e empreendedoras, além do tradicional “show room” de técnicas e tecnologias faça você mesmo.

Atualmente o trabalho continua na Escola Pireneus (no município de Pirenópolis, em Goiás), bem como no Jacutinga Centro Cultural, em São Paulo. A equipe da Casa dos Hólons também oferece oficinas práticas de bioconstrução.

Confira nossa programação!

IMPORTANTES MOMENTOS DA CASA DOS HÓLONS

Fora as equipes de imprensa, do Brasil e do mundo que nos visitaram, muitas pessoas vieram conhecer e participar deste trabalho pioneiro!

Em 2007 a Casa recebeu aulas especiais do curso Gaia da Education, promovido pela UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da PAZ), gestionada pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Fundação Findhorn, da Alemanha. Também pela UMAPAZ, nos anos seguintes, a Casa recebeu visitas semestrais de programas com jovens integrantes de comunidades em estado de vulnerabilidade.

Em 2008 e 2009, a Casa também recebeu aulas do curso de Ecoformação da UNIPAZ.

Entre 2010 e 2011 foi realizado um processo de treinamento e consultoria para a organização sem fins lucrativos Casa do Zezinho. Mais de 2.500 crianças participaram da construção de uma eco-cabana permacultural e alguns dos pais passaram dois dias na Casa, vivenciando a bioconstrução de multi-materiais.

A Casa recebeu ao longos dos anos, centenas de escolas, públicas e privadas, como EMEI Dona Leopoldina, Colégio Sidarta, Saint-Nichols School, Escola Viva, entre outros.

 

Procurando cursos, oficinas, vivências que envolvam permacultura e bioconstrução? Mande uma mensagem pra gente que podemos te ajudar!