Nota de falecimento: Ali Sharif

Nota de falecimento: Ali Sharif

O grande precursor da permacultura no Brasil e sua incrível vida

Ahmad Ali Sharif faleceu no dia 14 de agosto de 2017. Ele foi responsável pelo nascimento de diversos institutos de Permacultura na América Latina. Fundador e Coordenador da PAL (Permacultura America Latina), Ali Sharif foi responsável pela formação da Rede Brasileira de Permacultura. Organizou em 2007 o IPC 8 (Conferência Internacional de Permacultura), que aconteceu no IPEC, em Pirenópolis, Goiás, bem como na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, reunindo renomados pesquisadores da área, bem como ativistas e cidadãos interessados em uma sociedade mais saudável e produtiva.

A Casa dos Hólons foi um pólo oficial de apoio ao evento, então tivemos a honra de trocar muita informação e conhecimento durante esta convergência. E como nossas referências também vêm no IPEC, onde Sharif era o patrono, sentimos a força que suas ideias geraram em nosso País.

Em 1996, a serviço do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), fundou centros de permacultura em cada ecossistema de nosso País (Amazônia, Pantanal, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e os Pampas). Em 2009, recebeu o Príncipe Charles, no Instituto de Permacultura da Amazônia (IPA). Não poderia haver melhor representante permacultor, já que Ali Sharif foi responsável por 26 projetos em 3 continentes. Em 2010 se mudou para a África, apoiando projetos na África do Sul, Zambia, Malawi e Moçambique.

Um fugitivo da Revolução Islâmica, que conheceu a permacultura e foi o grande precursor dela não só no Brasil, como em diversos países do mundo. Um verdadeiro Ser Humano, o qual agradecemos imensamente por suas sementes e inspirações que já prosseguem aqui e em outros lugares.

Clique para conhecer mais sobre este iraniano, em artigo do Estadão.